segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Orientações sobre o uso do blog

  1. Compartilhar os conteúdos do MDS e da Secretaria de seu Estado, bem como dos Ministérios e Secretarias;
  2. Comunicar e informar os cidadãos, rede socioassistencial e setorial sobre os serviços e ações do CRAS, CREAS, SCFV, CadÚnico, e outras unidades;
  3. Compartilhar as publicações dos perfis da rede socioassistencial e setorial, o que ajuda na divulgação das ações e no fortalecimento da articulação (sempre atentando para o conteúdo);
  4. Publicizar ações realizadas com a divulgação de algumas fotos (não publique todas as fotos tiradas, selecione aquela (s) que mais reflete(m) o objetivo da ação);
  5. Divulgar as datas das reuniões dos Conselhos de Direitos do seu Município;
  6. Publicar pequenos textos sobre as normativas e regulamentações da Política de Assistência Social e textos sobre os objetivos dos serviços, programas e projetos também é algo útil.
  7. Os CREAS devem superar a pontualidade das atualizações de acordo com as campanhas do dia 18 de Maio e 12 de Junho, por exemplo. (como o público são pessoas que foram vítimas de violação de direito com violência, certamente tem menos conteúdo de ação para publicar, mas poderia fazer um ótimo trabalho divulgando pequenos textos sobre violência contra a mulher, reflexões sobre a desigualdade de gênero; violência contra criança e adolescentes; articulação com o Sistema de Garantia de Direitos; divulgar as atribuições do Conselho Tutelar; questões e dados sobre a violência e proteção da pessoa idosa; Divulgar ações da comissão, gestão e técnicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; dentre outras temáticas;)
  8. A criação, atualização e produção de conteúdo devem ser acordados entre a equipe e eleger o (s) profissional (s) com mais habilidade para colaborar com a coordenação da unidade, quem considero responsável pelas publicações e pela manutenção do perfil (o perfil deve ser criado com a conta de e-mail da unidade e não com e-mail pessoal);
  9. Outra dica, não crie um perfil apenas para divulgar fotos da equipe, se for criar que seja com o intuito de potencializar a comunicação com os usuários dos serviços e com os demais trabalhadores do SUAS e os trabalhadores das demais políticas públicas.
  10. Por último, mantenha o perfil atualizado e procure interagir com os seguidores respondendo perguntas e comentários.
 Reproduzido do blog: Psicologia no SUAS - https://craspsicologia.wordpress.com/2015/08/09/sugestoes-para-o-uso-do-facebook-pelos-cras-creas-scfv-e-outras-unidades-do-suas/

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Grupo de Gestantes em Corumbataí

O Centro de Saúde e o Centro de Referência de Assistência Social convidam as gestantes de Corumbataí para um bate papo sobre gestação, cuidados com os filhos, família, relacionamentos...


Venham passar uma tarde com a equipe de saúde e a equipe do CRAS para compartilhar experiências e informações!!!

Nosso encontro vai acontecer no dia 23 de fevereiro, terça-feira, às 14h30, no Centro Profissionalizante!!!


Novos cursos em Corumbataí

Estão abertas as inscrições para os cursos de Culinária e Grafitti em Corumbataí!


Inscrições no CRAS até o dia 24 de Fevereiro!!!

Corram! São apenas 20 vagas em cada curso!!!!




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Conheça o processo de fiscalização do Bolsa Família


Transparência


Fiscalização é feita, em média, duas vezes por ano pela Controladoria Geral da União (CGU), que sorteia os municípios a serem investigados.


Fiscalização

A transparência é a principal arma para inibir fraudes ao programa Bolsa Família. Todas as informações, incluindo o nome dos beneficiários, são de acesso público na página do governo federal na internet. Além disso, os dados dos cidadãos inseridos no Cadastro Único são rotineiramente comparados com os de outros bancos de dados, como os registros que compõem o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a base de contribuintes da Previdência Social, beneficiários do Sistema Informatizado do Controle de Óbitos (Sisobi), além da base de políticos eleitos no TSE. 

A fiscalização é feita, em média, duas vezes por ano pela Controladoria Geral da União (CGU), que sorteia os municípios a serem investigados. Caso haja denúncias, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público e o próprio MDS também investigam possíveis fraudes.

De acordo com o MDS, cabe às prefeituras manter o cadastro do Bolsa Família sempre atualizado, assim como o acompanhamento das condicionalidades de frequência escolar das crianças e adolescentes das famílias beneficiárias do programa. Também são agentes fiscalizadores os Conselhos ou Comitês de Controle Social de cada município, compostos por assistentes sociais que acompanham a situação das famílias cadastradas no programa.

Caso seja identificada qualquer irregularidade, o MDS apura e promove o desligamento do beneficiário do programa, o fraudador é obrigado a devolver os recursos recebidos aos cofres públicos e fica sujeito às medidas judiciais cabíveis. 

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 707 2003. 

A ligação é gratuita.

Graças ao rigor técnico e à fiscalização do Cadastro Único, o Bolsa Família é tido como exemplo de programa de transferência de renda para vários países, destacado diversas vezes por entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial.
Em 2010, foram 63,8 mil desligamentos do programa por recebimento indevido, o que representou 0,5% da folha de pagamento daquele ano. Em 2013, o mais recente Relatório de Avaliação da CGU demonstrou que, de uma amostra de 11.686 famílias visitadas, apenas 278 (2,4%) tinham renda superior à estipulada pela legislação. Segundo a CGU, em 89,3% dos casos de irregularidades descobertas, ou em 358 dos 401 municípios da amostra, foram adotadas as medidas previstas em lei para corrigir o problema.

Fontes:
Portal Brasil
Ministério do Desenvolvimento Social